domingo, 1 de fevereiro de 2009

Como administrar medicações em gatos !

Recebi alguns emails falando sobre a dificuldade que algumas pessoas tem em administrar medicações para gatos. Somente nós donos de gatos sabemos o que é aquela babação toda após uma tentativa frustrada de medicar o nosso bichano.
Pois bem, eu uso dois métodos que funcionam muito bem, o primeiro é o da pinça e o segundo do pregador de roupas. Isso mesmo, eu uso um pregador de roupas gente rsrsrs!
Vamos ao primeiro método:


Método da pinça:








Usar uma pinça de sobrancelha do tipo com cabo maior e com cuidado introduzir na lateral da boca do gato. Este método ajuda a evitar as famosas mordidinhas. Introduza com cuidado como se fosse provocar o vômito no animal. Mas cuidado, se fizer de forma bruta pode causar isso mesmo. Após soltar o comprimido dentro da boca feche-a rapidamente e sopre o focinho.
Assim ele vai engolir direto sem ter o contato do comprimido com a língua, fato que provoca a sialorréia ( salivação).










Método pregador de roupas:



O método de contenção de gatos já é bem conhecido por todos. Tudo bem que como veterinária já tomei algumas broncas de clientes que me acharam "rude" por pegar os gatos deles desta forma.










Mas poxa vida, uma mordidinha de gato dói muito viu!!
Nós sabemos que a maioria dos gatos contidos desta forma ficam de uma jeito meio que "paralisado" e isso facilita a administração da medicação. Inclusive, esta forma facilita a administração de medicações na forma líquida.








Ele é bem simples, coloca-se o prendedor na região em que o animal seria contido pela mão, ou seja, isso permite que uma pessoa medique um gato sozinho se assim o quiser.

Depois de medicado seja com pinça ou com uma seringa o pregador deve ser solto. E fiquem bem tranquilos pois não judia do animal viu.
Espero que tenham gostado e me contem as experiências com estes métodos. Se tiverem alguma coisa nova para dividir comigo é só me escrever.


Beijos

2 comentários:

  1. Olá!
    Menina, que inteligente!
    Funciona com cachorro?
    Passa lá no blog que tem presentinho prá ti, espero que goste.
    Boa semana, querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani!

    Simplesmente adoro as dicas que vc dá aqui no seu blog! Parabéns!

    Vc falou em medicamentos em gatos e lembrei-me da Bela, a gatinha protegida da Tânia... faço um apelo aqui, se vc permitir: quem puder, ajude a Tânia com a Bela, pois a bichaninha pegou rinotraqueíte na Cobasi (como pode???)...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Qualquer dúvida pode me contactar pelo meu WhatsApp 98383-6913!