sexta-feira, 10 de abril de 2009

Intoxicação por chocolate !! Cuidado gente !

Nestas épocas de datas comemorativas nós veterinários acabamos atendendo muitos casos de intoxicação. Alguns proprietários irresponsáveis não se contentam e dar um "pedaço" para o seu animal. E acreditem ano passado atendi um cão que quase morreu pois ganhou um ovo giganteeeee só para ele!! Quase esganei o dono!


Na época da Páscoa, onde “brota” chocolate por todo canto, é a fase crítica para intoxicação por chocolate em cães!! Chocolate não faz bem à cães. É muito perigoso e pode levar ao coma e até mesmo à morte.

O chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que são rapidamente absorvidas após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração. A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cãescardíacas graves em cães.


A concentração dessa substância no chocolate pode ser de 3 a 10 vezes maior do que na cafeína, por exemplo e a quantidade dela para intoxicar gravemente um cão é calculada em torno de 100 a 200 mg/kg. Porém, há relatos de sintomas de intoxicação, como vômitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg; e também há relatos de sintomas de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 40 a 50 mg/kg de chocolate. Há, ainda, relatos de efeitos drásticos com a ingestão não só de chocolate em barra, mas também de chocolate em pó dissolvido em leite e oferecido à cães.

Geralmente, os efeitos clínicos dessa intoxicação são percebidos entre 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. Os sintomas iniciais são: aumento da ingestão de água, vômito, diarréia, dilatação abdominal e inquietação (incômodo, agitação). O quadro pode evoluir para hiperatividade, aumento do volume urinário, ataxia, tremores e estado de apreensão.
E, mais fatidicamente, aumento da frequência dos batimentos cardíacos (taquicardia), aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia), azulamento das mucosas (cianose – falta de oxigenação nos tecidos), hipertensão, aumento da temperatura corpórea e o quadro pode, enfim, evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.
Ainda há o fato de que, como o chocolate possui grande quantidade de gordura, o pâncreas também sofre importantes danos.

O tratamento é difícil, objetivando a estabilização das funções vitais do organismo de acordo com a sintomatologia que está ocorrendo. Bom, como os casos de ingestão de chocolate podem ocasionar fins drásticos, o melhor é evitar que seu cão coma chocolate. E essa dica não está restrita apenas à época da Páscoa, mas à todos os dias do ano.











Sharpeis e Border Resgatados !!


DEZ CÃES SHARPEIS E BORDER foram resgatados pela JULIANA do Resort Dog. Ela os retirou dia 25/03 de Piracicaba/SP,agora eles estão em Campinas/SP.A situação deles é caótica.Estão com sarna, olhos inflamados e subnutridos.Comeram em pouco tempo 12kg de ração tamanha a fome. Veio também um filhotinho.

PRECISAMOS DA DOAÇÃO DOS SEGUINTES MEDICAMENTOS:

CETOCONAZOL
COLÍRIO LACRIMA PLUS
COLÍRIO VIGAMOX
VITAMINAS LT 81 E LT 90
REMÉDIOS PARA SARNA E FUNGOS
E RAÇÃO.

Estão muito debilitados e NUNCA tinham ficado no sol. Uma judiação gente! O local onde viviam era desesperador! Crueldade total do tal que se dizia criador!

Quem puder ajudar, inclusive amadrinhar/apadrinhar para as castrações ou se quiserem adotar após tratamentos, podem ligar para a Juliana:19- 9763-0109ou e-mail:
juliana_trevesan@terra.com.br



Por favor, toda ajuda será bem vinda.Não podemos deixá-la na mão,são 10 animais de porte grande!

Obrigada.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dalmata para adoção !!

Pessoal, esse é o Farofa, um lindo mestiço de dálmata que está p/ adoção (por sinal, urgente) pois está NA RUA (Celso Magalhães - Zona Sul - geralmente em frente ao número 15, 15A). Ele é dócil, lindo e tem por volta de 8 meses. A adoção é urgente pois ele vive NA RUA e além do perigo de ser atropelado, ainda APANHA sempre. Ele já tem as costas marcadas por um "X", marcas de tanto apanhar, parece que até com fio ou algo assim... a última vez parece que a surra foi forte (alguém que não mora na região) e só parou pois um morador interviu... então imaginem o que ele passa.


Por favor, repassem p/ todas as suas listas, blogs, orkut, etc
Ele é um filhotão, lindo, precisa ser adotado por uma boa família. Ele precisa sair da rua urgente, fica no frio, na chuva, não tem abrigo e passa fome. É de cortar o coração.



CONTATOS COM CIBELE no e-mail: cibele_asantos@yahoo.com.br e no telefone
(11) 9144-0653
Ou com Isis no e-mail: agataeogato@gmail.com

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fazendo as necessidades no local correto!

Este é um problema que incomoda mais donos de cães do que de gatos. Apesar de eu receber sim reclamações de gatos que fazem pipi fora da areia... ai já viu né!!
Caso o cão ou gato tenha feito as necessidades em lugar errado, limpe imediatamente o local com um pano com álcool, vinagre, creolina ou citronela.... resolvi citar todos estes pois alguns odores funcionam com uns mas não com outros. Mas não limpe o local na frente do animal, espere que ele vá para outro local.



Se ver o animal fazendo sujeira no local errado, repreenda-o com “NÃO” e leve-o para o local desejado. Não é necessário gritar e nunca se deve bater. Não adianta dar bronca depois de ter passado um bom tempo em que ele fez a sujeira, pois o animal será incapaz de associar a bronca ao que fez de errado.
Quando o ver fazendo as necessidades no local correto, afague-o e diga “MUITO BEM” de forma carinhosa.

No caso dos cães tenho tido sucesso com o uso da creolina no local.
Uma outra coisa a se fazer quanto a cães e gatos é mudar a rotina, por exemplo se o cão esta fazendo na sala, tire-o da sala e deixe ele passar um bom tempo em outro local... assim ele vai "esquecer" onde fazia de forma errada as necessidades.
No caso dos gatos muitas vezes o problema é o tipo de areia usada pelos proprietários... então o jeito é mudar a marca da areia.