sexta-feira, 20 de março de 2009

A Denuncia está se espalhando !!!

Gente a denuncia foi publicada no O Globo. Vale a pena conferir!! Fiquei bem feliz pois isso já é um começo!!
São Paulo tem seis pessoas para fiscalizar maus tratos a animais em 645 municípios
Publicada em 20/03/2009 às 15h58m Fabiana Parajara, O Globo
SÃO PAULO - Para apurar denúncias de maus tratos a animais e infrações éticas cometidas por veterinários, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado de São Paulo conta com apenas seis fiscais. Esses seis profissionais são responsáveis por todos os 645 municípios paulistas, número claramente insuficiente para coibir abusos. De acordo com Tatiana Ferraz Pelúcio, coordenadora de fiscalização do CRMV, os fiscais podem agir tanto em faculdades quanto em clínicas veterinárias, mas dificilmente ocorre um flagrante.
- Em cidades pequenas, por exemplo, basta um comerciante ou dono de clínica ver o carro da fiscalização para avisar todos os outros. Não é raro encontrar todas as lojas de uma cidade fechadas - diz Tatiana, explicando que, com o baixo número de fiscais, as denúncias acabam sendo vitais para que os fiscais cheguem onde são realmente indispensáveis.
Mas, pela própria falta de fiscalização, nem mesmo os veterinários sabem a quem recorrer em casos de abusos. Uma veterinária, que prefere não se identificar, não sabia a quem denunciar cães sendo induzidos a paradas respiratórias durante um curso de anestesia em Osasco, na Grande São Paulo.
- Como o grupo de veterinários queria treinar a técnica, eles induziram a parada por cinco vezes. Ou seja, infligiram um sofrimento desnecessário ao animal, que também foi entubado várias vezes. Quando se entuba, por mais cuidadoso que o profissional seja, a garganta do animal fica ferida, pode inchar. Pior é que os dois cães usados depois foram devolvidos ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) sem qualquer acompanhamento - afirmou a aluna do curso, que é ministrado no 2º Batalhão da Polícia do Exército de Osasco, onde funciona o canil do Exército.
O curso, que é ministrado aos domingos, foi organizado pela empresa Juna Eventos, que não tem qualquer registro no CRMV. Segundo o dono da Juna, Luiz Carlos Mourão, o Exército cede o espaço para os cursos.
- Empresas que dão cursos diversos como essa, acabam sendo registradas como empresas de eventos. O Conselho não sabe que elas existem e acabam ficando sem fiscalização - diz Tatiana.
Mourão se defende dizendo que todos os procedimentos são feitos por veterinários formados e que a empresa tem mais de 20 anos de mercado.
- São profissionais que cuidam de animais. Que interesse teriam em maltratar um? Eles também levam seus próprios bichos para poder praticar com eles. No último fim de semana tinha um coelho e uma ninhada de gatos que foram levados pelos próprios veterinários - disse Mourão.
A veterinária que assistia o curso confirma que os animais foram realmente levados pelos próprios alunos, mas ela se sente profundamente constrangida por ver colegas submetendo as cobaias a procedimentos desnecessários e falta de respeito. De acordo com a representante do CRMV, a indução de parada respiratória é mesmo desnecessária.
- O curso tem que ter um médico veterinário responsável que coíba esse tipo de procedimento. Se fica comprovado que ele foi conivente, o profissional fica sujeito a sindicância no nosso conselho de ética - afirma a Tatiana.
O professor palestrante do curso, Newton Nunes, da Unesp de Jaboticabal, não foi encontrado para comentar o caso. O organizador do curso, no entanto, nega que os animais sejam devolvidos ao CCZ de Osasco, de onde foram retirados, em más condições.
- Nós pegamos saudáveis e devolvemos nas mesmas condições. Como estavam anestesiados, não sentiram qualquer dor. Os cachorros, depois que terminam os procedimentos, são postos em caixas de transporte na sombra e levados para o CCZ. Não tem maus tratos. Pelo contrário. Como tirarmos eles de lá, os animais tem mais chances de serem adotados. Neste fim de semana, uma das alunas acabou ficando com um cachorro. Eu mesmo já fiquei com quatro - argumenta Mourão.
De acordo com Tatiana, a partir de uma denúncia, o CRMV pode acompanhar o curso para investigar os procedimentos.
- Mas é importante que, sempre se consiga prova dos maus tratos para nos encaminhar. Com elas em mãos, já enviamos o caso imediatamente para a Polícia Civil e o Ministério Público, que toma as providências. Sabemos que eles têm realmente coibido esse tipo de crime pela quantidade de pessoas que liga aqui tentando saber de onde partiu a denúncia ou, muitas vezes, bravos porque o caso parou na Justiça - conta a veterinária.

Novidade sobre a denuncia!

Gente, acabei de saber de fonte confiavel que os animais são do ccz de Osasco. Mas e ai ??? Neste caso é permitido o uso de animais para os testes?? Ficaremos de braços cruzados????

quinta-feira, 19 de março de 2009

Gatinhos para doação- Zona Leste

Bianca tem 5 meses, também castrada

Bruninha tem 9 meses, está castrada

Estão na zona leste de São Paulo - contato: janiski@ig.com.br

Denuncia Urgente: Socorro!!

Gente, com relação a denuncia feita aqui, realmente não sabemos qual ccz fornece os animais para estudo. Porém em alguns emails que recebi algumas pessoas me disseram que existe uma lei para SP que impede o ccz de fornecer os animais, mas em Osasco não.
Como as aulas são próximo a Osasco estamos acreditando que os aniamais são do ccz de lá e por isso ficamos meio que de mãos atadas!
Vou deixar aqui novamente o relato que recebi de como são as aulas e assim que possível volto com mais noticias sobre o fato!



Gente socorroooooooooo! Estou desesperada com o que acabei de ficar sabendo.


Estão usando animais vivos da zoonoses para servir de cobaia para um curso de anestesiologia veterinária. O curso é organizado pela empresa Juna Eventos , ele acontece no 2° Batalhão da Policia do Exército na rua Raul Lessa 52 saída 17 da Castelo Branco.O curso ainda vai continuar nos próximos 2 domingos de março.


O que acontece no curso: Segundo uma aluna traumatizada os animais são anestesiados e submetidos a vários tipos de manipulações. Por exemplo, em um grupo de 30 pessoas divididos em 3 grupos, com um animal cada, detalhe, com este animal vivo, eles entubam o animal 1000 vezes cada um. Vcs tem idéia do que é colocar um tubo na sua garganta, tirar e colocar 10 vezes o mesmo tubo.


Depois quando o animal acorda ele é levado novamente até o ccz, sem nenhuma medicação, sem nenhum acompanhamento...sem nada!!




Em outro caso, o animal foi submetido a apnéia várias vezes.Apnéia é quando o animal tem uma para respiratória. Ou seja, os filhos da puta fazem o animal para de respirar, revertem a parada, causam a parada de novo... Tudo isso para treinar. Vamos treinar neles né?????????




Gente, isso não pode continuar...alguém tem que fazer alguma coisa!!!!!!!!!!!!!!!!


Isso não deveria ser fiscalizado???? Ou acompanhado?????

Gente, esta pessoa me disse que alguns veterinários que estão no curso ficam judiando dos animais.... mas judiando mesmo. Até filhotes de gatos uma vaca levou para eles treinaram....


Outra coisa, depois da proibição da eutanásia no ccz os maltratos aos animais aumentaram mais ainda. Sei que as ongs fazem visitas ao ccz... mas como vamos fazer com os animais liberados por eles para os cursos??? Isso não pode continuar !! Vamos ligar para o Juna, vamos ligar para o ccz... e quem puder divulgue esta noticia!!! No próximo domingo vai ser pior minha genteeeee... a coisa vai ser feia pois vão treinar anestesia epidural !! Me ajudem ....





quarta-feira, 18 de março de 2009

Maggie e Vivi!!

A Maggie usando o seu bindi e de focinho cortado na foto !

Ela adora correr atrás das pombas!



Princesinha da Tia!


Existem pessoas que entram na nossa vida por acaso. E o que era de repente para ser mais um mero acaso se torna algo fundamental e muito importante!
Conheci Maggie e Vivi quando Vivi trouxe sua filhota para a primeira consulta de orientação e para fazer a primeira dose da vacina v10. De cara percebi o quanto aquela cachorrinha era sortuda pois a Vivi é uma dona extremamente dedicada e amorosa! E eu como veterinária fico muito feliz, pois sei que aquele animal vai ser muito bem cuidado.
Além de tudo isso minha gente, nunca fui tão bem tratada por uma cliente como SEMPRE fui tratada pela Vivi e pela Maggie... alias falando nela... é uma verdadeira princesa.
Hoje em dia a relação que começou apenas como mais uma entre veterinário X cliente se transformou em uma linda amizade. E que se Deus quiser vai durar anos e anos....
Obrigada Maggie e Vivi por tudo! Amo vcs !!
Ps: A minha comunidade no orkut ("A Dani é a melhor veterinária") foi criada pela Vivi.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vermifugo X Vômito

Tenho vários clientes que sentem uma certa dificuldade de vermifugar seus animais.
Algumas vezes porque são animais bravos, e outras vezes porque os animais são bem sensíveis aos componentes da maioria dos vermifugos e acabam vomitando. Por isso resolvi escrever este post. Já existe no mercado há algum tempo um produto bem legal, é o Milbemax vermifugo para cães e gatos. É um vermifugo de composição diferente e por isso não causa episódios de vômitos nos animais. Façam o teste, eu fiz e amei!!!
Vou deixar uma parte da bula aqui.


MILBEMAX Cães

Fórmula:

Cada comprimido contém:

MILBEMAX C (Para cães até 5 kg )

Milbemicina oxima ……………………………2,5 mg
Praziquantel ……………………………………25 mg
Excipiente q.s.p. ……………………………..125 mg

MILBEMAX C (Para cães de 5 a 25 kg)

Milbemicina oxima ……………………………12,5 mg
Praziquantel ……………………………………125 mg
Excipiente q.s.p ..…………………………….. 625 mg


Dosagem:

Peso corporal MILBEMAX C(Para cães até 5 kg)

até – 1 kg.............................................1/2 comprimido
de 1 a 5 kg............................................1 comprimido
de 5 a 10 kg..........................................2 comprimidos

Peso corporal MILBEMAX C(Para cães de 5 a 25 kg)

de 5 a 25 kg..........................................1 comprimido
de 25 a 50 kg....................................... 2 comprimidos
de 50 a 75 kg ...................................... 3 comprimidos

Obs.:animais com peso superior a 25 kg, deverão tomar uma combinação de comprimidos, de
maneira que a dose mínima recomendada por ingrediente ativo, seja alcançada.
Indicações:

MILBEMAX C, é indicado para a prevenção da dirofilariose canina, tratamento e controle de
infestações intestinais por vermes redondos (estágios adultos) tais como Ancylostoma caninum,
Toxocara canis, Toxascaris leonina, Trichuris vulpis e vermes chatos (estágios imaturos e adultos) tais como Dipylidium caninum, Taenia spp., Ecchinococcus spp., Mesocestoides spp..



MILBEMAX Gatos

Fórmula:

Cada comprimido contém:

MILBEMAX G 4/10 MG (Para gatos até 2 kg)

Milbemicina oxima............................. 4 mg
Praziquantel .................................... 10 mg
Excipiente q.s.p. ............................. 130 mg

MILBEMAX G 16/40 (Para gatos de 2 a 8 kg)

Milbemicina oxima............................. 16 mg
Praziquantel .................................... 40 mg
Excipiente q.s.p. ............................. 130 mg

Dosagem:

MILBEMAX Gatos 4/10 (Para gatos até 2 kg)

até 1 kg..................... 1/2 comprimido
de 1 a 2 kg................. 1 comprimido

MILBEMAX G 16/40 (Para gatos de 2 a 8 kg)

de 2 a 4 kg .................1/2 comprimido
de 4 a 8 kg ..................1 comprimido
de 8 a 12 kg ...............1 + 1/2 comprimido

domingo, 15 de março de 2009

Nininha adotada!!!



Poxa, qu eu vou contar é quase uma história de filme de maor rsrsrsrs.
A Fabiana que havia adotado uns gatinhos que morreram de pif há algum tempo me ligou e se ofereceu para levar a Nininha para castrar. E não é que ela se apaixonou a primeira vista e resolveu ficar com a Nininha hehehehehe. Que belezaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Agora ela deve ficar aqui até passar a quarentena por causa da pif. Gente só falta a Cidinha !!
Que Deus ajude para que ela seja adotada por alguém bem bacana tb!!! Bjs