quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cromoterapia para animais !

A cromoterapia promove a cura de problemas organicos e emocionais atraves do uso das cores. Hoje em dia ela também é muito usada para tratar os animais em geral tanto isoladamente como associada a medicina veterinária halopata.







São poucos os profissionais como eu dedicados a cromoterapia veterinária. E também são pouquissímas as pessoas que procuram este tipo de terapia. O Uso das cores nos tratamentos de saúde é relativamente recente. Não existe registro histórico sobre a cromoterapia como acontece, por exemplo, com a fitoterapia(cura pelas ervas) ou a hidroterapia(tratamento pela água).




Os adeptos da medicina natural têm muita simpatia pela cromoterapia como parte importante da medicina do futuro, devido a sua simplicidade, facilidade e aplicação e eficácia.
Os efeitos e as influências das cores sobre os animais são muito variados e, por isso, merecem um estudo especial.





Para entender as cores:

Cores primárias: azul, vermelho, verde, amarelo.
Cores secundárias: preto, cinza, marrom, violeta.
O preto e o branco estão fora desta lista.

Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades. Esse campo determina a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido. Os animais e as plantas estariam na mesma situação.


A Z U L

Características :
O azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sesível, incorporativa e unificadora.
O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da integridade e da confiança.
Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho, quando presente em paredes, cortinas, luminárias, etc.
Efeitos orgânicos: Redução do pulso, redução leve da frequencia cardíaca, diminuição do rítmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardio-circulatórios, respiratórios e nervosos, o organismo tende a recarregar-se energeticamente.
Indicações : Nos casos de stress, estafa, convalescênça, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade, convulsões, esgotamento nervoso, agitação psicomotora, e neuroses.
Contra-indicações O azul não possui contra-indicações dignas de destaque. Existe uma certa contra-indicação em casos de coma, de estupor, de medos muito acentuados ou fobias.

V E R M E L H O

Características :
Uma cor ativa e estimulante, que produz impulsividade, avidez, exitabilidade, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. É ativo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autônomo e móvel. Sua contemplação estimula á ação, à luta, à conquista. O vermelho é escolhido por preguiçosos e deprimidos. Mas é rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis.
Efeitos orgânicos :Aumenta o pulso, a frequencia cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular, e produz contração da musculatura estriada (músculos comuns).
Indicações :Alterações cardio-vasculares não congestivas, pressão baixa, insuficiência cardíaca, anemias, fraquezas nervosas, convalescênças, impotência sexual, frigidez, tristeza, depressão, melancolia, desinteresse pela vida e pelas coisas, excesso de práticas psíquicas(ioga, meditação,etc), doenças musculares, preguiça e doenças debilitantes em geral.
Contra-indicação :Em todas as formas de loucura, ira, nervosismo, neurastenia, tensão emocional excessiva, pressão alta, exaltação sexual, tensão pré-menstrual, paranóias, esquizofrenias com agitação, insônia e etc.

V E R D E

Características :
O verde é a cor da firmeza, constância, perseverança, resistência, esperança. Do amor próprio, da auto-afirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica, imutável, possessiva e repressiva. Sua influência assinala persistência, determinação e, em casos extremos, obstinação. O verde dá maior flexibilidade ao poder e até a arrogância. Não é uma boa cor para pessoas apegadas à rotina e que sejam muito metódicas.Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica.
Efeitos orgânicos: Leve contração dos músculos involutários.
Indicações :Depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose maníaco-depressiva, personalidade fraca, medo do fracasso, falta de motivação, auto-estima diminuída, prisão de ventre, falta de memória, crianças desatentas.
Contra-indicações: Hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomania, úlcera gástrica e duodenal (úlceras pépticas), cólicas menstruais, espasmos viscerais, diarréias dolorosas.

A M A R E L O

Características:
É a cor da vivacidade, da alegria, do despreendimento e da leveza. Produz relxamento, desinibição, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, à diminuição da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora. Efeitos orgânicos :O amarelo tem ação antidistônica, estabelecendo certo grau de equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático. Como o vermelho, o amarelo também tende a elevar um pouco a pressão sanguínea, só que com menos intensidade. Reduz levemente a produção de ácidos gástricos.
Contra-indicações :Imaturidade, infantilidade e doenças mentais.

V I O L E T A

Características: É uma cor usada como sedativo dos nervos motores e sistema linfático. Ela também cauteriza as infecções e inflamações. Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elima toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações.
Efeitos orgânicos :Tem ação calmante do sistema nervoso e respiratório.
Contra-indicações :Animais muito apáticos.

L A RA N J A

Características: O laranja é uma combinação do vermelho e do amarelo.Tem efeito
antiespasmódico. Bom no tratamento das cãibras musculares e nos espasmos.O laranja auxilia o metabolismo do cálcio e fortalece os pulmões, pâncreas e baço.Esta cor acelera a pulsação mas não eleva a pressão sanguínea.Fornece energia ao baço e pâncreas.O laranja fortalece o corpo etérico, vivifica as emoções e cria um sentimento geral de bem estar e disposição.Efeitos orgânicos :Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga.
Contra-indicações :Não tem.

As cores afetam profundamente as energias físicas e mentais dos animais. Na medida em que o organismo se relaciona com o meio ambiente, recebe estímulos constantes sob a forma de cores e luzes.

Entre as diversas utilizações da cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o animal, em um local escuro, durante meia hora, todos os dias.
A luz deve partir de uma lâmpada colorida, colocada num spot, e irradiar-se por todo o corpo, principalmente sobre a cabeça. O animal deve estar confortavelmente posicionado para evitar qualquer tipo de inteferência cromática no tratamento. A aplicação da luz pode ser utilizada em conjunto com outros tipos de tratamento como a acupuntura.

6 comentários:

  1. Nossa, acredito totalmente nessas coisas, acho que tudo que puder ajudar nossos bichinhos é bem vindo, né? hehehehe...
    vou pegar o selinho e postar logo!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o caminho para a saúde é a prevenção e para o tratamento de problemas já existentes, medicina alternativa, natural.
    Minha filha que vai fazer 13 anos é muito saudável e foi tratada com homeopatia.
    Meus gatos já foram tratados com homeopatia e o cachorro fez acunpuntura.
    Parabéns pelo seu trabalho e olhar tão responsável para nosso melhores amigos.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Não sabia que usavam esse tratamento nos animais também.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani,
    então queria tirar uma dúvida com vc: Vc já viu que o Toco está acima do peso, né? acho que esta com uns 8 Kg.... quando eu o adotei ele já tinha 5,5Kg, e desde aquela época (8 meses atras) ele sempre comeu bastante... ele bebe bastante agua tb.... ele pode ter alguma disfunção hormonal? tem algum exame que possa ser feito pra verificar? Os outros gatos são normais (pelo menos não tem a pançona, kkk). Quando ele está feliz (quando recebe carinho) sai correndo pra comer...

    Eles já estão na ração light....
    beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Dani:

    Trabalho a muito tempo com cromoterapia no consultório e no hospital, os resultados são impressionantes!!!
    Adorei o texto!!
    Bjs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, ele vai ser lido e respondido!