sexta-feira, 10 de abril de 2009

Intoxicação por chocolate !! Cuidado gente !

Nestas épocas de datas comemorativas nós veterinários acabamos atendendo muitos casos de intoxicação. Alguns proprietários irresponsáveis não se contentam e dar um "pedaço" para o seu animal. E acreditem ano passado atendi um cão que quase morreu pois ganhou um ovo giganteeeee só para ele!! Quase esganei o dono!


Na época da Páscoa, onde “brota” chocolate por todo canto, é a fase crítica para intoxicação por chocolate em cães!! Chocolate não faz bem à cães. É muito perigoso e pode levar ao coma e até mesmo à morte.

O chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que são rapidamente absorvidas após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração. A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cãescardíacas graves em cães.


A concentração dessa substância no chocolate pode ser de 3 a 10 vezes maior do que na cafeína, por exemplo e a quantidade dela para intoxicar gravemente um cão é calculada em torno de 100 a 200 mg/kg. Porém, há relatos de sintomas de intoxicação, como vômitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg; e também há relatos de sintomas de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 40 a 50 mg/kg de chocolate. Há, ainda, relatos de efeitos drásticos com a ingestão não só de chocolate em barra, mas também de chocolate em pó dissolvido em leite e oferecido à cães.

Geralmente, os efeitos clínicos dessa intoxicação são percebidos entre 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. Os sintomas iniciais são: aumento da ingestão de água, vômito, diarréia, dilatação abdominal e inquietação (incômodo, agitação). O quadro pode evoluir para hiperatividade, aumento do volume urinário, ataxia, tremores e estado de apreensão.
E, mais fatidicamente, aumento da frequência dos batimentos cardíacos (taquicardia), aumento dos movimentos respiratórios (taquipnéia), azulamento das mucosas (cianose – falta de oxigenação nos tecidos), hipertensão, aumento da temperatura corpórea e o quadro pode, enfim, evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.
Ainda há o fato de que, como o chocolate possui grande quantidade de gordura, o pâncreas também sofre importantes danos.

O tratamento é difícil, objetivando a estabilização das funções vitais do organismo de acordo com a sintomatologia que está ocorrendo. Bom, como os casos de ingestão de chocolate podem ocasionar fins drásticos, o melhor é evitar que seu cão coma chocolate. E essa dica não está restrita apenas à época da Páscoa, mas à todos os dias do ano.











4 comentários:

  1. Dani:
    Feliz Páscoa para vc e para TODOS os bigodes e focinhos!!!!
    Passa lá no Blog... a Rifa do Cachecol já está rolando e a enquete também!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani! muito obrigada pela explicação sobre o Algodão! eu fiquei muiiito abalada com a situação toda, e sei que é possível que tenha entendido alguma coisa errada. Logo que chegamos ao consultório (às 2:30h da madrugada!) o veterinário desconfiou de "miíase", por que o cheiro estava terrível, e falei como isso aconteceu de uma hora para a outra... mas, o Algodão precisou ser sedado para ser examinado... menina, foram duas fraudas cheias de secreção, argh... e eu passei mal, a pressão baixou, blarg. Mas ele melhorou muito, está tomando o antibiótico+antinflamatório, mas ainda usando o "colar" para não se lamber... o vet falou que a ferida poderia aumentar com ele se lambendo... mas dá uma dozinha!
    Enfim, hoje vou lá de novo para a revisão e vou conversar melhor sobre como proceder agora! Uma feliz páscoa pra você, e muito obrigada novamente!!!
    Bjocas da família Fru!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Daniela, este post é muito bom, pois a gente tem a tendência de achar que os cães podem comer tudo o que a gente come. Valeu!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Devidamente anotado!
    Obrigada pela informação!
    bj

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Qualquer dúvida pode me contactar pelo meu WhatsApp 98383-6913!