quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Porque os cães e gatos comem "plantinhas"??


Sempre que levo os meus cães para passear a primeira coisa que eles fazem é correr para comer algumas plantinhas.Mas será que alguém já se perguntou verdadeiramente porque isto acontece? Deixo ou não deixo eles comerem estas plantinhas?
O que acontece é que alguns cães ou gatos quando não se sentem bem, tendem a comer alguns tipos de plantas para provocar o vômito eliminando assim o alimento indesejado. No caso dos gatos também o fazem para eliminar as bolas de pêlos. Normalmente eles tendem a procurar as "graminhas" que não sejam tóxicas, mas na falta delas eles podem acabar ingerindo plantas tóxicas. O alerta começa aqui !! É importante que o proprietário de animais saiba quais são as plantas tóxicas e quais não são. Pois se mesmo assim ele quiser cultiva-las em casa vai poder tomar todas as medidas de segurança necessárias.



Como eu disse anteriormente, os meus cães amam comer plantinhas. Porém são plantas que eu conheço e eles só comem com o meu consentimento. Fico sempre por perto vigiando e eles estão sempre com coleiras. Ou seja, nada de animais passeando na rua livremente pois eles podem ingerir várias coisas além de plantas em segundos. Como eu sempre digo, existem animais que são verdadeiros "lixeiros" comendo tudo o que estiver no chão!Quando o animal esta preso a guia fica muito mais fácil evitar este tipo de acidente.Me preocupo muito em fazer este alerta pois ano passado atendi um animal intoxicado por chumbinho durante um simples passeio na rua! É verdade gente, algumas pessoas colocam chumbinho em praçinhas viu!!! Então de agora em diante, nada de passear sem coleiras!! Outra coisa importante, nada de fazer misturas ou chás para animais sem antes consultar um Médico Veterinário.



Aqui vai a lista das plantas tóxicas comunmente cultivadas em casa:
1. Aloe Vera (babosa)
2. Amarílis
3. Antúrio
4. Azaléia
5. Cheflera
6. Comigo-ninguém-pode
7. Copo-de-leite
8. Espada-de-são-jorge
9. Espirradeira
10. Filodendro
11. Hortênsia
12. Mamona
13. Mandioca brava
14. Orelha-de-elefante
15. Ruibarbo
16. Trombeteira
Se o seu animal adora comer plantinhas que tal cultivar erva-cidreira em casa??


A intoxicação já ocorreu, o que devo fazer? A ingestão de algumas espécies de plantas pode causar irritação na mucosa dos animais. Quando ocorrem acidentes como esse, o dono NÃO deve provocar o vômito no animal e nem dar medicamentos. Caso o animal esteja salivando, a orientação é dar água e lavar a boca do animal com água corrente. E assim que possível leve o animal ao veterinário !!

2 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário.
    O teu blog também está muito fixe :)

    Bjinhos dos felinos e hamsters cá de casa ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Minhas criañças aqui de casa gostam de capim-gordura,sabe?Tenho duas moitinhas em casa e brinco dizendo que a gente cria achando que é cachorro mas é vaca.Tudo bem comer capim?
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Qualquer dúvida pode me contactar pelo meu WhatsApp 98383-6913!