sexta-feira, 24 de abril de 2009

Obesidade em cães e gatos !

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a obesidade de cães e gatos é considerada um problema sério e não um sinal de saúde. Os animais obesos têm maiores chances de desenvolver problemas de saúde e tendem a viver menos. Pode-se considerar que a principal causa de obesidade nos cães e gatos são os próprios donos. O exagero nos petiscos, a quantidade diária excessiva de alimento oferecido, e principalmente, o exagero nos agrados caseiros, como biscoitos, chocolates, pães, e até sobras de comida. A melhor maneira de se evitar que o seu animal se torne obeso é adequando a quantidade de alimento a necessidade de energia diária que ele tem. Nos rótulos das embalagens estão expressas as quantidades médias do alimento que devem ser oferecidos de acordo com o peso do animal. Esta quantidade deve servir como ponto de partida e poderá ser aumentada ou diminuída, conforme a composição corporal do cão ou gato.


Uma boa forma de saber se seu pet está com a composição corporal ideal é apalpar as costelas. Estas devem ser facilmente palpadas e possuir uma pequena quantidade de gordura. Ao olhar o seu animal por cima ele deve apresentar uma cintura bem definida. Caso tenha dúvidas para se saber se seu cão está no peso ideal converse com o seu médico veterinário.

Pois bem amigas gateiras e cachorreiras. Vamos fazer uma avaliação corporal com a Titia Dani aqui?? Me mandem uma foto de corpo inteiro do cão ou gato rsrsrs... mais idade e peso ok ?Ai a gente discute a questão do peso ideal e de como deveria ser feito o cálculo para perda de peso.

Fico esperando as fotinhos!

8 comentários:

  1. Dani:
    Eu sei que o Zé está obeso mas não sei mais o que fazer.... ele tem ano e 8 meses e a última vez que o pesei ele estava com 8,5 kg... vou tirar umas fotos e te mando.. se bem que o panceps dele vc já conhece.. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa Dani nunca tinha visto uns gatinhos tão gordos. É muito importante cuidar da alimentação e mantê-los cheios de energia para brincar tb né?
    Eu vim aqui te chamar para dar uma passada lá no meu blog e ler o post de hoje que é uma luta contra a matança de nossos gatinhos.

    ResponderExcluir
  3. Fugindo do assunto: e aquele cachorrinho parecido com dálmata que você divulgou aqui, que estava na rua? Tem notícias dele? Eu o coloquei no meu blog e hoje me perguntaram se ele tinha sido adotado.

    ResponderExcluir
  4. Não vou nem comentar sobre o Toco....
    e tb preciso de dicas pra barrar o esfomeado... não dou nada que não seja ração e de vez em quando patezinho....

    ResponderExcluir
  5. Dani
    obrigada pela força!
    na segunda feira eu conto como foi!
    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. deixar o cão passar fome!!!!???? de jeito nenhum.(sobre minha cadela) eu dou comida o dia enteiro e não faz exercicio.

    ResponderExcluir
  7. Querida Janise, em algum momento deste post foi citado: " passar fome". Pois bem, obesidade é sim uma doença e pode trazer muitas consequências para a saúde de seu animal. É uma pena que você pense estar fazendo o bem quando deixa seu animal comer o "dia inteiro" como você mesma disse. O tempo de vida de animais que tem proprietários que alimentam à vontade é bem mais curto que de outros que comem na medida certa e sem passar fome.
    Sinto muito pelo seu animalzinho.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    se possivel queria que vc postase um vidio pois parece inacreditavel

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Qualquer dúvida pode me contactar pelo meu WhatsApp 98383-6913!