segunda-feira, 30 de março de 2009

Simba - O Vovô em plena forma!

Dentre os meus pacientes geriátricos o Simba é o mais "na dele" rs. Temos uma relação sem muita intimidade porém com muito respeito. Hoje o Simba completa 10 aninhos de idade e merece o nosso parabéns!! Te adoro Simba.

Simba tomando sol


A maioria dos cães e gatos começa a apresentar sinais de velhice entre os 5 e 7 anos.
Ao contrário dos filhotes, que são sempre ativos e brincalhões, os cães velhinhos são mais calmos, gostam de um bom cochilo e não têm muita paciência para brincar e se exercitar. Dependendo do tamanho e da raça, a idade que os cães podem alcançar é de 8 a 16, 17 anos.
O envelhecimento dos cachorros é muito semelhante ao dos seres humanos: o metabolismo fica mais vagaroso, a artrite chega, o sistema imunológico cai, a visão e a audição são prejudicadas, e o controle das funções excretoras se perde. Outra mudança está no temperamento do animal. Ele fica mais "rabugento", perde a disposição de antes para brincar e passa a se irritar com mais facilidade com crianças e cães mais jovens.À medida em que envelhece, você notará mudanças na aparência e vitalidade dele. Como os humanos, os animais também ganham alguns "cabelos brancos". As necessidades alimentares também mudam. Eles costumam engordar com muito mais facilidade e é preciso controle na alimentação. Neste caso é necessário consultar um veterinário para que ele possa indicar a alimentação adequada para cada faixa etária.
Muitas pessoas não tem paciência para cuidar de um cão idoso, e o que vejo muitas vezes são pessoas tentando doar cães de idade pois estão "fedendo", ou dão muito trabalho doutora...
Não aceito nenhum tipo de desculpa pois há alguns anos atrás foi fácil escolher o filhote e levar para casa ? Agora no momento que ele mais precisa de vc, você vai abandona-lo??
É inaceitável e na minha opinião um ato criminoso.

2 comentários:

  1. o Tico e a Tica fazem 6 anos neste ano!
    Estão a todo vapor, ainda! rs
    beijos

    ResponderExcluir
  2. O Gris e a Sybil farão 8 aninhos! Ai, meu Deus... parece que foi ontem que os pegamos filhotes. A Sybil é a mais paradona dos 2, o Gris ainda gosta muuito de aprontar.
    E a Polly que tem 13?! Ela é tão chorona...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Qualquer dúvida pode me contactar pelo meu WhatsApp 98383-6913!